sábado, 29 de outubro de 2011

EVASÃO DO PROGRAMA TOPA EM TAPIRAMUTÁ/BA

EVASÃO DO PROGRAMA TOPA EM TAPIRAMUTÁ INTRODUÇÃO: Tapiramutá é um município do estado da Bahia localiza-se na encosta da Chapada Diamantina, com área de 664 km, limita-se com os municípios de Morro do Chapéu, Piritiba, Mundo Novo e Utinga. Está situado a uma altitude de 884 metros acima do nível do mar. E distante a capital do estado, Salvador, 360 km. O nome Tapiramutá significa Espera d`Anta. Antigamente o local reunia caçadores em espera de uma anta, originando o seu nome traduzido em tupi. O lugarejo recebeu a denominação de Palha (primeiro nome) por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência de palhoças feitas pelos caçadores. Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera D’anta. Desta espera de antas é que surgiu o nome Espera D’anta, oficializado como Distrito de Mundo Novo, pelo Decreto Estadual 9.337 de 21.02.1935. A mudança de Espera D’anta para Tapiramutá é assim explicada: em língua indígena Tapira – que quer dizer anta – e mutá– Espera. (Tapirus, mutá), (Espera de antas). Daí o nome Tapiramutá. A mudança foi oficializada através do Decreto Estadual 11.098. Tapiramutá teve sua emancipação política no dia 27 de julho de 1962, pela Lei 1.747. No Brasil percebe-se auto índice de analfabetismo. Cerca de 12% dos brasileiros ainda são analfabetos. Outros 30% da população são considerados analfabetos funcionais – capazes de ler textos sem saber interpreta-los – e um terço dos jovens com idade de 18 e 24 anos não freqüenta escola de ensino médio. Essas conclusões são da publicações Anuário 2007: Qualificação Social e Profissional. Da mesma forma, aqui em Tapiramutá a taxa municipal de analfabetos com 15 anos ou mais de idade, segundo o IBGE (Cod.2931301) é de 3.387 totalizando sua porcentagem de analfabetos em 33,2%. Visando diminuir esse auto índice de analfabetismo no Estado da Bahia o qual o nosso município está incluído, o Governo vem desenvolvendo o Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), em parceria com os governos municipais e diversas organizações sociais, como por exemplo, sindicatos, associações, ONGs, Centro paroquiais e terreiros do culto afro. É um programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política de acesso á educação de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola. Segundo esse programa TOPA: Visa promover uma educação de qualidade para a população de jovens e adultos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para sua inclusão social, política, econômica e cultural como também, assegurar à população de 15 anos ou mais as condições objetivas necessárias para a continuidade dos estudos, Porém, é neste programa que vemos os números mais alarmantes desse fenômeno, o que pode ser observado diante as nossas pesquisas feitas no município de Tapiramutá, em dados dos anos letivos de 2007 a 2009, temos uma evasão chegando a 50% dos alunos inscritos no TOPA. Através desta pesquisa abordamos alguns motivos e problemas que afeta o educando diretamente, provocando a evasão escolar. JUSTIFICATIVA: Para conhecer melhor a realidade da evasão escolar do programa TOPA do município de Tapiramutá e os reais motivos que levam aos alunos evadir. Fizemos uma entrevista com cinco professores de duas escolas as quais foram: A Escola Municipal Virgílio Pedreira e a Escola Municipal Ezelita Sousa Vieira analisamos a matricula inicial e final de cinco turmas do referido programa. Partindo desses dados iniciais percebemos que em todas as classes existem cerca de 50% de desistência, que segundos aos professores na maioria das vezes isso ocorre devido aos alunos se deslocarem do nosso município para trabalharem em outras localidades em busca de uma condições de vida para sua sobrevivência. Mesmo porque nosso município não existe fonte de trabalho que possa atender a toda a sociedade tapiramuntense e isso deixa o indivíduo sem estímulo para freqüentar a escola. Outros fatores também predominantes é a falta de interesse dos alunos e professores, falta de incentivo do poder público como também a falta de comprometimento de alguns educandos. Concluímos então, que todos esses fatores têm contribuído para o maior índice de evasão e repetência escolar. QUESTÃO / PROBLEMA: Quais os motivos que leva a evasão escolar do Programa TOPA em Tapiramutá? OBJETIVOS:  Analisar a matricula inicial;  Analisar as causas que provocam a evasão do programa TOPA;  Identificar os principais fatores que contribui para maior índice de evasão escolar;  Compreender porque alguns alunos se evadem e outros não REFERENCIAL TEÓRICO- Como a EJA, o programa TOPA é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada, como bem ressalta a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN ou LDB), Lei nº. 9.394/96: A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Constituição Federal de 1988, artigo 205). Percebe-se que este adulto não é o estudante acadêmico, o profissional qualificado que freqüenta cursos de formação continuada ou de especialização. Porém é uma pessoa que busca escola para alfabetizar-se ou para continuar os seus estudos interrompidos quando crianças. Mas na maioria das vezes por enfrentar algumas dificuldades acaba se evadindo. Como dizia Paulo FREIRE: [...] implica uma auto formação da qual pode resultar uma postura atuante do homem sobre o contexto. Isto faz com que o papel do educador seja fundamental dialogar com o analfabeto sobre a situação concreta, oferecendo-lhe simplesmente os meios com os quais passa se alfabetizar e permanecer na escola . (1993, P.72). Observa-se que FREIRE relata a auto formação do homem e o papel fundamental do educador. Na qual se percebe que é de extrema importância o educador levar em consideração as experiências dos educandos, e fazer uma leitura das experiências vividas, partindo para uma leitura de mundo. Assim, o professor deverá procurar meios que possam colaborar para o processo de aprendizagem do educando estimulando a sua permaneça na escola. Segundo MAX: A educação é o único caminho capaz para transformação humana e social dos indivíduos, conduzindo os para uma visão critica, conscientizando e preparando-os para viver em sociedade e assumindo a sua cidadania. (MAX, 1991, p.27). È de suma importância para o educador trabalhar em sala de aula a coletividade nas produções textuais e também em debates, no qual os alunos podem desenvolver as suas produções e relatarem os seus conhecimentos. Pois, é através do construir e expressar suas idéias que pode se formar cidadãos críticos e construtores da sua própria realidade. METODOLOGIA: Para realizar este trabalho fizemos uma pesquisa e entrevistamos cinco professores de duas escolas municipais que atende o Programa TOPA em Tapiramutá. Juntos com os professores analisamos as matrículas inicial de cada turma no qual, identificamos os principais fatores que contribuíram para maior índice de evasão escolar, os quais segundo eles, na maioria das vezes isso ocorre devido aos alunos se deslocarem do nosso município para trabalharem em outras localidades em busca de uma condições de vida para sua sobrevivência. Existem também outros fatores que são problemas de saúde, familiar o qual provoca suas desistência, pois são pessoas de idades avançadas com saúde frágil como também, pessoas submersas aos seus companheiros. REFERENCIAS: CURI, Carlos Robeto Jamil. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96. 9 ed. Rio de Janeiro: DP&a,2005. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 26 ed. Rio e Terra,1994. -------------------. Pedagogia da autonomia. 13 ed. São Paulo: Paz Terra, 1996.

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