segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GELITS- Grupos de Estudos Literários


Desde o primeiro Ciclo, venho participando dos GELIT – Grupos- de estudos Literário. Na qual, já fiz as leituras das seguintes obras: “Dom Casmurro” de Machado de Assis, “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, ”Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector, e atualmente no Ciclo Quatro estou fazendo a leitura da Obra o “ATNEU” de Raul Pompéia.
Todas essas foram significantes, mas as que mais me identificou foram as obras de Vidas Secas, Uma aprendizagem ou os Livros dos Prazeres e O ATNEU.
O livro “O ATNEU ” é um romance realista narrado em primeira pessoa, por Sérgio. A qual acontece uma intertextualidade. Pois o autor Raul Pompéia é também umas das personagens visto como Sérgio, e assim, esta referida obra, se relaciona com a vida do ator. Então, esse romance se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeando por uma profunda visão crítica.
Ao fazer as leituras destes romances, reflito e vivencio algumas etapas da minha vida. A obra do ATNEU por exemplo, ao fazer as leituras dos capítulos, em alguns momentos voltei ao passado e lembrei-me do meu tempo de primário, que eu e minha irmã, gostávamos de brincar nos momentos de recreios e nestas brincadeiras e até mesmo dentro da própria sala de aula, sofríamos bastante maldades e diversos preconceitos por sermos as menores da sala, e além disso, éramos novatas daquela comunidade localizada na região de Monte Santo – Ba. Ali também estava presente o tradicionalismo enfrentado em sala de aula, o qual a professora seguia os mesmos costumes de forma que ela aprendeu em classe.
Desta forma, a cada estudo dos Livros Literários desenvolvo o meu prazer pela leitura. Assim também, percebo que os Gelits vão me ajudar muito na concretização dos meus objetivos, pois vêm contribuindo na construção dos meus conhecimentos, nas recordações para o complemento do meu memorial, como também desenvolve-me na leitura, na escrita e na compreensão de textos.
Preparo o meu planejamento já fazendo uma medição do que estou aprendendo no curso e o que pode ser trabalhado na classe, através de novas estratégias. Em minha sala de aula falei aos alunos sobre a impotência da leitura para nos educandos, contei que estou fazendo a leitura do livro o “ATNEU” de Raul Pompéia, fiz alguns comentários sobre o perfio do autor, e de sua personagem Sérgio. Mostrei o livro aos educandos e alguns falaram assustadamente da sua ex pressura.
Entreguei impresso aos alunos, um trecho do livro do capítulo VII e fiz a leitura em voz alta. Fizemos alguns comentários sobre a leitura do texto, sendo o foco principal os nomes das brincadeiras quando crianças. Solicitei que os discentes fizessem as leituras individuais e depois circulassem os referidos nomes encontrados. Fizemos também a correção e em seguida, pedir que produzisse um texto, falando sobre a sua vida quando criança.
Essa aula foi bastante interativa, pois a maioria circularam os nomes, como também lembraram do seu tempo de criança, produziram textos, sendo que para alguns foi um desafio porém, mostraram interesse e desempenho. Proporcionou diálogo entre o grupo, formulou opiniões próprias e desenvolveu no raciocínio lógico, como também na leitura e na escrita.
Vale ressaltar, que diante as dificuldades encontradas na sala de aula, procuro trabalhar através da mesma, assim utilizo novas estratégias na busca de superá-las.
Então, concordo com Paulo Freire quando diz que “saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (1996, P.47). Portanto, é a partir daí que o aluno vai construir o seu conhecimento e poder expressar o que sabe e se interagir com o meio, já na preparação para a vida, que nos requer um ser reflexivo e autônomo dos nossos próprios conhecimentos.

Nenhum comentário: