ESCOLA: Municipal Virgílio Pedreira
SÉRIE: Alfabetização de jovens e Adultos (TOPA).
DATA: 17 /05 /2010
EDUCADORAS: Elisângela Queiroz, Maria da Paz Almeida e Zanete Muniz.
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
Promover a leitura da música Aquarela do Brasil (Ary Barroso, 1939);
Conhecer os principais elementos presentes em um mapa;
Observar no mapa, as regiões do Brasil;
Conhecer e escrever o nome dos Estados de cada região do Brasil;
Propor a contar os Estados brasileiros de acordo com cada região.
CONTEÚDOS:
Música “Aquarela do Brasil”( Ary Barroso 1939);
quantidade;
Título/ Legenda/ Escala;
Símbolo/ Cor;
Regiões do Brasil.
METODOLOGIA:
Acolhida; Roda de Conversa
Entregar aos alunos um texto com a letra da música “Aquarela do Brasil” ( ouvir e cantar a música);
Fazer intervenções orais aos educandos, deixando perceberem o significado da música;
Entregar uma atividade escrita com o mapa do Brasil e orientar que circulem, no mapa, o nome de seu estado de origem;
Propor que os alunos analisem e identifiquem no mapa as regiões brasileiras, com auxilio de legenda;
Pedir que contem e registrem a quantidade de estado por cada região;
Solicitar que desenhe um mapa registrando o caminho que percorrem de casa até a sala de aula.
RECURSOS:
Livro didático; Lápis; Som; Mapa do brasil; Quadro branco; Piloto; Atividade xerocada e papel metro.
AVALIAÇÃO:
Instrumentos
Atividade individual; em dupla e coletiva (oralidade).
Critérios
Conseguem ler, cantar e interpretar a música?
Reconhecem os principais elementos presentes no mapa?
Identificam e escrevem os nomes dos estados das regiões do Brasil?
Contam e registram os estados por regiões?
Identificam seu estado de origem?
BIBLIOGRAFIA:
BARROS, Ary. Aquarela do Brasil. 1939. Editora Irmãos Vitale.
ANTUNES, Ângela Biz Roza. Alfabetização de jovens e adultos. Manual do alfabetizador. Rio de Janeiro: Escola multimeios, 2008.
RELATÓRIO DA AULA
Iniciamos a aula na Escola Municipal Virgílio Pedreira com a turma de alfabetização de Jovens e Adultos pelo programa TOPA. Apresentamos a música “ Aquarela do Brasil “ de Ary Barroso. Em seguida, ouvimos e cantamos a mesma, eles demonstraram interesse e refletiram sobre a letra da música. Alguns, logo de imediato notaram algumas palavras diferente na música, como por exemplo: mulato, inzoneiro e trovador. Registramos as mesmas no quadro e depois, pesquisamos com o auxilio do dicionário.
Logo após, apresentamos o mapa e fizemos a leitura, identificando os estados por região. Pedimos aos educandos, que localizassem no mapa seu estado de origem e a região que estar situado. Contamos coletivamente quantos estados é composta cada região e em seguida, entregamos atividade xerocada para os alunos responderem utilizando o mapa.
A aula foi satisfatória pois, percebemos interesse nos alunos em estudarem e conhecerem os estados brasileiros e suas respectivas capitais.
Um comentário:
Bom dia Paz, resolvi seguir seu blog pois estou fazendo estágio em EJA e procuro uma maneira de criar um plano de aula com música para uma turma multisseriada em EJA. Sou
graduanda em pedagogia cursando o quinto período, mas não so professora e encontro um pouco de dificuldade para algumas realizações. Você poderia me ajudar? Parabéns por seu trabalho e muita sort.
Postar um comentário