terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O PAPEL DA ESOLA




A escola é uma entidade com fins educativos, seja ela particular ou não, composta por alunos, professores e outros funcionários. Sendo a base para a formação de um cidadão crítico, capaz de formar opinião concordando ou discordando de assuntos da comunidade de forma mais segura. É também um espaço aberto para todos adquirirem saberes diversificados em vários aspectos. Pensando nisso, a chamamos de “fabrica de saberes”, pois, a escola nos prepara para a vida, porque ela nos dar subsídios para construir o conhecimento que trazemos da vida, mas, é nessa fábrica que nos aperfeiçoamos para serem mediadores contribuindo de forma significativa no processo de formação do individuo. Mas não é a única detentora do conhecimento porque não temos um modelo singular de educação e a instituição escolar não e dona do mesmo.
No Brasil, por exemplo, existe uma diversidade de culturas e cada uma delas tem sua forma de aprender, de ensinar, de aprender a fazer e conviver. Todos os dias estamos envolvidos, sempre, com a educação em casa, na rua, na escola, no trabalho, na igreja e isso tem que ser valorizado.
É importante destacar a função da família. É no seu lar onde a criança tem sua primeira educação, essa voltada para os princípios básicos que norteiam as demais educações do aluno nos diversos contextos e ambientes de acesso. Segundo Arca; “A educação tem como fim integrar o homem e torná-lo sensível para enfrentar os desafios da vida”.
É importante refletir sobre o processo como o sujeito aprende, e esse refletir deve-se principalmente a nós educadores que acreditamos numa formação integral do indivíduo voltada aos princípios de formação e cidadania.
É também papel da escola proporcionar integração entre as diversas áreas do conhecimento humano, além disso, foi essencial o conhecimento produzido que se refere aos quatro pilares da educação enfatizados no relatório de Delors (2001) sobre educação. Sendo esses quatros saberes ou pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, fundamental para uma nova abordagem quanto a educação que temos e a educação que queremos para o agora e principalmente para o futuro.
A escola deve ser um ambiente acolhedor e iterativo, onde os alunos sintam o prazer de enfrentá-la e possam a cada dia ampliar seus conhecimentos, não deve ser um lugar de discriminação ou exclusão, onde às vezes acontece pelo próprio docente e funcionários. A mesma não deveria ser lugar de vandalismos, o qual tem acontecido com alguns discentes.
Sendo assim, é papel da escola garantir habilidades e competências para o desenvolvimento integral dos educandos, porém é dever da gestão pública e da sociedade em geral, fornecer subsídios necessários para que a escola cumpra o seu dever e a melhoria da qualidade educacional.
Através da observação e a reflexão do que a escola representa, percebemos que há muito que fazer pela educação desse país, principalmente do que diz respeito às oportunidades a serem oferecidas pela escola, uma vez que precisamos de profissionais mais qualificados no mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS:
DELORS, J. (Org.), Educação: um tesouro a descobrir, São Paulo, Cortez, Brasília, MEC/ UNESCO, 2000.
MÓDULO FTC EaD, Primeiro Semestre, 2007.
XIMENES, SERGIO, 1954 - Minidicionário Ediouro da Língua Portuguesa 2ª ed. – São Paulo, 2003.

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