UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA.
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS
TAPIRAMUTÁ - BA
FORMAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS
PROFESSORA: MAIOLE
CURSISTA:
MARIA DA PAZ CEZAR ALMEIDA
Sequência
didática – Educação Infantil
Leitura pelo aluno de texto
memorizado
Justificativa:
Sabemos
que a leitura é de suma importância na vida de qualquer cidadão, no entanto é
muito difícil desenvolver nos nossos alunos esse hábito. É necessário estimular
nos nossos educandos a aquisição do hábito da leitura, pois sabemos que é na
infância que os educandos precisam ser estimulados a ler mesmo que essa leitura
não seja de forma convencional.
Vendo a dificuldade dos alunos que ainda não
sabem ler nem escrever de forma convencional, optei em desenvolver uma
seqüência de cantiga de roda, pois é um texto de memória, e as crianças gostam
muito. Por isso, será uma forma mais prazerosa de despertar na criança o gosto
e a atenção pela cantiga, porque quando eles já conhecem a letra, isso
contribuirá muito na sua aprendizagem. Além disso, é um texto que, quando
fazemos a leitura, estimulamos os alunos a fazerem movimentos corporais. Assim,
contribuímos para estimular o aluno a desenvolver sua aprendizagem de forma
lúdica e prazerosa. As crianças adoram cantigas de roda e demonstram muita
facilidade em memorizá-las. Dessa forma, a memorização irá facilitar encontrar
pistas que ajudam tanto na escrita quanto na leitura.
Objetivos:
* Identificar a cantiga
através de pistas dadas pelo professor;
* Saber que a escrita
representa a fala;
* Ouvir e cantar a cantiga
de roda;
* Ler a cantiga mesmo que
não façam de maneira convencional;
* Desenvolver a linguagem
oral;
* Representar a cantiga
através de gestos corporais;
* Aprimorar a escrita;
* Valorizar a leitura de
cantigas como fonte de prazer;
* Praticar diversos tipos
de atividades nas quais se faz necessário o uso da escrita, utilizando o
conhecimento que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
Conteúdos:
*
Leitura e escrita com textos que se sabe de cor (ler para aprender a ler).
*
Cantiga de roda (Meu pintinho amarelinho)
* Letra inicial, final e
quantidade de letra;
* Lista de nomes de
animais começados com a letra P;
* Re-escrita da lista.
Faixa etária: Pré III
Tempo
estimado: 2
dias
Material
necessário:
* Papel metro;
* Pincel atômico;
Etapa
1:
– Apresentar o cartaz com a cantiga de roda “O
pintinho amarelinho”;
– Pedir que os alunos
façam a leitura e, logo em seguida, perguntar se eles descobriram qual é a cantiga;
– Leitura feita pelo
professor e, em seguida, coletiva;
– Convidar os alunos para
formar um circulo e, posteriormente,
cantar gesticulando;
– Retomar a leitura no
cartaz e pedir a alguns alunos para irem ao quadro encontrar o nome de pintinho
e apontar com o dedo, fazendo a leitura. Depois pedir que identifiquem as
letras do nome, circulando as vogais;
– Fazer a leitura do nome
Pintinho pausadamente para os alunos descobrirem quantos pedacinhos, ou seja,
sílabas, tem a palavra;
– Perguntar quantas letras
tem o nome Pintinho;
– Explorar as letras
inicial, final e quantidade de letra;
– Fazer confronto de
palavras com as mesmas letras;
Etapa 2:
– Retomar o texto “Meu
pintinho amarelinho” para que a leitura seja feita pelo professor e, em
seguida, pelos alunos;
– Cantar gesticulando;
– Perguntar aos alunos de
quais animais o texto fala;
– Convidar dois alunos
para irem à frente encontrar no cartaz o nome de pintinho e gavião, depois
apontar com o dedo e ler os nomes; em seguida, circular no texto os nomes
encontrados;
– Explorar letras inicial,
final e quantidade de letras;
– Perguntar com que letra
começa o nome pintinho e quais outros nomes começam com essa letra;
– Listar com os alunos
nomes de animais começados com P, sendo o professor o escriba;
– Fazer a leitura da lista
com os alunos;
– Pedir que façam a
re-escrita no caderno de quatro nomes
expostos no quadro;
Avaliação:
São critérios observados na avaliação:
*Identifica a cantiga
através de pistas dadas pelo professor?
* Sabe que a escrita
representa a fala?
* Ouve e canta a cantiga
de roda?
* Lê a cantiga, mesmo que
não faça de maneira convencional?
* Desenvolve a linguagem
oral?
* Representa a cantiga através
de gestos corporais?
* Valoriza a leitura de
cantiga como fonte de prazer?
*
Pratica diversos tipos de atividades nos quais se faz necessário o uso da
escrita, utilizando o conhecimento que dispõe no momento, sobre o sistema de
escrita?
O professor registrar observações sobre a participação dos
alunos, analisa a coerência entre as respostas e as perguntas que foram feitas
durante todo o trabalho e as
Nenhum comentário:
Postar um comentário