quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vidas Secas

Galeria & Photomaton: Vidas Secas - Vídeo escolar



Através do GELIT Vidas Secas preparo o meu plano de aula já fazendo uma mediação com que estou
aprendendo, podendo ser trabalhado na classe de maneiras deferentes, mas, o conteúdo sendo o mesmo, neste ciclo II estou no Gelit de Ana Paula Veloso, com o livro literário de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Percebir que era importante trabalhar na minha sala de aula com esse livro Vidas Secas na qual, fiz comentários sobre o livro e pedir para os educandos falarem um poco sobre o passado deles, todos relataram, e diante esses relatos percebi que a mairia, na sua infância já tiveram a vida do menino mais velho e a do menino mais novo, filhos de Fabiano e de Sinhá Vitória. Foi muito interativo, entre tanto, assistimos o filme de Vidas Secas, debatemos sobre o mesmo, montamos um painel, com figuras, onde, o mesmo estava representando uma vida seca. Não só retratando a seca Sertaneja, mas também, uma vida sem prazer de viver, sem brilhos nos olhos,demostrando solidão, violência, angustia, ou seja, sofrimentos em partes. Os alunos ficaram a vontade e o painel ficou recheado de figuras, solicitei que cada um explicassem as figuras expostas. Foi um susseço! Fizeram uma leitura de vida com uma leitura do mundo em que vivemos.
Então, concordo com Paulo Frire, quando diz "que saber que ensinar, não é transferir conhecimento, mas, criar as possibilidades para a sua própia produção, ou a sua construção" (1996 p.47). O professor não é um transmissor de conhecimentos, mas sim, um orientador, ele precisa ser um ser aberto às indagações. Entre tanto, é a partir daí, que o aluno vai construir o seu conhecimento podendo expressar o que sabe.

Nenhum comentário: